Preview do The Sims Medieval

19-08-2010 14:18

 

 

THE SIMS MEDIEVAL
Nova Jogabilidade
por Sims3Nieuws

No mês passado, dia 8 de Julho, a EA levou-me a Redwood City, perto de São Francisco, e lá acompanhei um sneak peak dos dois últimos jogos produzidos por eles. Ambos nunca foram divulgados publicamente. O Grupo de Sorte que pôde acompanhar era realmente pequeno. Havia cerca de treze jornalistas de países diferentes, alguns do jornal holandês De Telegraaf e representantes do InsideGamer. Mark do SimsPlanet, Eu e Lex do Sims3Nieuws também estávamos presentes.

Eu estava entusiasmado com o The Sims Medieval desde o primeiro minuto quando vi algumas imagens. A atmosfera medieval que a EA criou era realmente perfeita, eu realmente gostei do cenário. Antes de eu falar sobre o jogo em si, quero dizer o que aconteceu no dia anterior antes de vermos o jogo.

Antes de ir para a América, eu não sabia quais jogos seriam exibidos. A EA não estava a planear dizer-me isso até o próprio dia. Nós já sabíamos que o site do The Sims Medieval estava reservado, mas não tínhamos certeza se era um dos jogos que a EA iria nos mostrar.

Na noite anterior de nós conseguimos ver o Preview do The Sims Medieval, a EA deu-nos algumas pistas sobre o que poderíamos esperar. Nós jantamos num restaurante com temática medieval. O cardápio era especialmente feito para nosso grupo, havia fotos de cavaleiros nele. Nós também ganhámos um cartão VIP. Era óbvio: no dia seguinte nos iríamos ver The Sims Medieval.

No dia seguinte nossas expectativas foram confirmadas: nós íamos ver The Sims Medieval. Isso porque quando fomos para o escritório da EA, atravessamos um grande jardim. E de lá vimos um torneio medieval real. Primeiro tivemos uma pequena turnê pelo escritório com os funcionários da EA. Ela tirou as nossas dúvidas, e confirmou que realmente acompanharíamos o The Sims Medieval mais tarde. Antes de vermos a apresentação do jogo, tivemos um óptimo almoço e então fomos ver o torneio que tanto aguardávamos.

Depois do torneio de cavaleiros finalmente a apresentação começou. A EA iniciou imediatamente o jogo. Nós fomos os primeiros, excepto os funcionários da EA, a ver o The Sims Medieval. Então, tivemos realmente a oportunidade de ver como era o jogo. A apresentação durou cerca de 20 minutos. Ou talvez sentisse isso porque o jogo era tão impressionante que fez o tempo passar depressa. Eu teria feito qualquer coisa para jogar depois da apresentação. Mas infelizmente, o jogo estava num estágio de desenvolvimento que não permitia isso. Então, este Preview vai ser sobre o que vimos e ouvimos na apresentação. Quero ressaltar mais uma vez que durante a apresentação o jogo que vimos ainda estava num estágio de criação, por isso nada é definitivo e é provável que a EA altere alguma coisa.

- O Jogo
A primeira coisa que nos disseram é que The Sims Medieval não é um pacote de expansão para Os Sims 3. É um novo jogo, com uma nova jogabilidade que não pode ser comparada com Os Sims 1, 2 ou 3. Isso porque a situação é muito diferente dos outros jogos da série Os Sims. O jogo passa-se num período diferente, onde o atendimento médico é muito primitivo quando comparado ao nosso, e no qual pregar alguém ao pelourinho era tão normal quanto padres serem mais importantes que os reis. Em geral: a Idade Média.

Não é só o cenário diferente, todo o jogo difere-se de Os Sims 3. Não tens o controlo sobre uma família e os Sims que nela moram. Não, agora tens o poder sobre um reino inteiro. No começo do jogo seleccionas uma missão, então necessitas de completar tarefas até alcançares o seu objectivo central. Com as missões terás a oportunidade de expandir o teu Reino, bem como cumprir tarefas de vários Sims. Tens esse controlo temporário até terminares o objectivo. Depois de completá-lo deves escolher outro Sim para controlar.

- Missões e tarefas
Quando inicias um novo reino, é necessário seleccionar um objectivo central. Essas missões variam muito. Por exemplo: ter o maior exército e também assumir um determinado número de impérios ou objectivos para evitar que o Reino decaia. Toda tarefa tem o seu número de objectivos que devem ser feitos para completá-la. A EA disse-nos que vai ter uma dúzia deles, então provavelmente haverá cerca de doze missões. Leva em média dez horas para completar um objectivo segundo a EA.

Assim que tiveres escolhido uma missão, terás que completá-la realizando tarefas. Podes escolher quais as tarefas queres fazer, mas há apenas algumas para serem escolhidas. Felizmente, desbloquearás novas tarefas enquanto estiveres a jogar, sendo que deverás completar objectivos e expandir o Reino.

A missão que vimos era sobre a cura do rei. Se seleccionares uma missão, é necessário escolher de qual maneira a vais completar. Nós tínhamos duas opções: Ou deixar o rei morrer, isso significa que nós teríamos que o matar, ou tentar salvá-lo. Depois dessa decisão era preciso escolher quais Sims iríamos controlar. Nós podíamos seleccionar de um até três Sims. Nós escolhemos o médico e o padre para curar o amado rei.

Assim como n’Os Sims 3, também tens o controlo total sobre o(s) Sim(s) que seleccionas-te para completar o objectivo. Não só precisas de lidar com as tarefas, como é necessário cuidar das actividades diárias dos Sims. Então, se és um médico, tens que cuidar dos enfermos que estão à tua espera. E, claro, precisas de fazer isso no estilo medieval, como apenas deixando o paciente sangrar ou usando sanguessugas. As animações que o The Sims Studio criou são realmente engraçadas, mas estamos acostumados a ter um monte de humor nos jogos da série Sims hoje em dia.

De acordo com a EA nós devemos ajudar os Sims com as suas actividades diárias como uma espécie de mini jogo, e eu concordo com eles. Pelo que eu vi dessas actividades é realmente parecido como tal. Os pacientes na sala de espera ficam mais doentes e precisas de os curar a tempo. Esses mini jogos deduzem-te a fazer as tarefas, de uma óptima forma. Se só precisasses de completar os seus objectivos, provavelmente o jogo tornar-se-ia chato. Eu acho que essas actividades tornam o jogo mais divertido.

Se não cumprires com suas tuas obrigações, como curar os Sims, serás punido. O teu Sim terá que pagar mais impostos e se não o fizeres, ele será pregado no pelourinho da praça do reino.

Após completar as obrigações diárias do teu Sim, irás precisar de realizar as missões. Acho eu, ou pelo menos tenho esperança, que cada tarefa seja diferente, mas não posso ter a certeza: nós só vimos uma a ser realizada. A fim de cumprir a missão de curar o rei, o médico precisou de criar uma poção. Mas essa opção poderia ter efeitos colaterais, que se tornaria o ponto de partida para a próxima tarefa. Isto é, o facto de o rei ter sido envenenado, a prioridade seria curá-lo.

Durante a apresentação nós vimos um pouco sobre tarefas e assim podemos dar muitas informações. É uma pena, porque todo o jogo é baseado em realizar tarefas e completar a missão. Mas tudo o que vimos pareceu muito bom, o cenário medieval é a melhor parte, pois é todo detalhado e podemos ver que realmente se empenharam nisso. Como curar os enfermos com métodos medievais, e nisto vemos o velho e bom humor da série. Todas as outras tarefas possuem um estilo diferente do que estamos acostumados a usar. Esses pequenos objectivos que temos que completar parecem muito divertidos. Bom, eles têm que ser, o jogo depende disso.

Recentemente, Os Sims 3 Aventuras no Mundo também apresentou tarefas. Até certo nível podes compará-las com as do The Sims Medieval. Mas os objectivos do Aventuras no Mundo eram realmente lineares e se fosses ao mesmo destino com outra família terias que fazer as mesmas tarefas que antes fizeras. Depois de um tempo isso torna-se enjoativo e é isso que estou com medo que aconteça com o The Sims Medieval. Mas a equipe de Os Sims prometeu que haverá diferentes formas de jogar, e cada missão terá as suas próprias tarefas. Escolher qual queres realizar é uma grande soma, há muitas opções. Isso deve impedir que o jogo se torne chato e previsível. Agora nós temos que esperar o que o Studio irá fazer exactamente.

- O reino e os edifícios

Pessoalmente, eu sou um grande fã de jogos e filmes que possuem cenário medieval. É realmente interessante ver como a vida era. Mas filmes e jogos geralmente não coincidem com os livros de história. The Sims Medieval também não diz a verdade, eles mudaram isto para se tornar mais divertido, creio eu. A EA Games encontrou uma forma para representar o estilo medieval, actualmente nós usamos o telefone, mas nossos Sims vão usar pombos-correios para mandar e receber mensagens. Irás recebê-los na tua própria gaiola para pombos. Embora haja coisas que não combinam com o tema, a EA disse que todo o resto do mundo Medieval seria de acordo com os livros de história.

A paisagem parecia um cenário medieval com excelência, com vários riachos, pedras e muitas árvores. O aspecto gráfico do jogo é muito comparável com o d’Os Sims 3, mas The Sims Medieval parece muito melhor, com mais detalhes. Eu não faço ideia de quão grande o mundo é, porque só vimos uma pequena parte. Mas o que vimos, era realmente incrível.

Um Reino não é completo sem os seus edifícios e a EA não falhou nessa parte do The Sims Medieval. Infelizmente, não poderas construir os teus próprios edifícios, mas há alguns pré-criados. Simplesmente poderás escolher uma construção e colocar no teu reino, e elas realmente parecem-se com a realidade. Com muitos detalhes e bem-parecidas com os livros de história.

É uma pena que não possamos criar os nossos edifícios, mas eu entendo essa escolha. A construção medieval é muito diferente que criar uma vila com Os  Sims 3. Provavelmente só haveria alguns jogadores com sucesso em criar bonitas casas medievais, então imagina a criação de igrejas. Felizmente, podes ajudar com o interior das casas. Mas eu não acho que usarás muito esse recurso, pelo menos, eu não iria. Isso porque alternas entre Sims muitas das vezes.

Outra coisa que é interessante ressaltar é que não podes tornar as paredes invisíveis. Diferente de Os Sims 3, no qual podias basicamente esconder as paredes, agora só podes vê-las pela metade. Tal como uma casa de bonecas, olhas para dentro da casa, mas ainda vês algumas paredes no fundo. Desta forma não irás esquecer o aspecto medieval do jogo, pois estarás a ver os papéis de parede o tempo todo, e para ser honesto, eu realmente não me importo. A única coisa que não estou certo sobre isso, é a possibilidade de rodar a visualização ao redor da casa, pois na apresentação apenas observávamos de um ponto fixo. Penso que poderás mudar isso, mas se não, será uma vergonha. Mas novamente, não sei ao certo.

Percebi que as construções no reino são espalhadas. Pessoalmente eu esperava por uma vila real, na qual os edifícios são próximos e há muitas estradas. Gostava de ver uma pequena aldeia, e do que posso lembrar-me da apresentação, há uma. Mas essa vila está fora da área que podes jogar com os teus Sims, no centro do reino. Infelizmente esse vilarejo será um Rabbit Hole, bem como conhecemos d’Os Sims 3. Isto é um desperdício. Provavelmente haverá poucos Sims na rua, pois estarão num Rabbit Hole, no qual não poderás vê-los.

- Jogabilidade

Quando começas uma missão, tens apenas um pequeno centro com algumas construções e poucos Sims. Deves expandir o teu reino. Isso pode ser alcançado realizando os objectivos, quando completas um irás ganhar Pontos. Com esses pontos poderás expandir o teu império. Deve actualizar os edifícios que já existem, por exemplo, dar ao Castelo uma torre extra. Poderás provavelmente comprar novas construções. Eu também acho que será possível colocar diferentes tipos de decoração no Reino com esses pontos.

Quando expande o teu reino, irás encontrar mais Sims a viver nele. Haverá também mais tarefas para serem escolhidas. Será possível encontrar dez profissionais diferentes no Reino. Haverá também várias personagens diferentes jogáveis, como o Rei.

Cada vez que completas uma tarefa não irás só receber pontos, mas também experiência. Com esses pontos de experiência o teu Sim irá ganhar níveis, isso significa que ele poderá fazer coisas novas e tornar-se mais experiente em determinadas habilidades. Eu não sei como isso funciona exactamente, mas parece interessante e realmente dá ao jogador uma dimensão a mais.

- Os Sims
Por último, mas certamente não o menos importante. Existem dois tipos de Sims no The Sims Medieval: os “Support Sims” e os “Hero Sims”.

Estes Support Sims são os personagens que vivem na tua cidade. São provavelmente comparáveis com os NPCs (Non Playable Characters, Personagens Não Jogáveis) de outras versões de Os Sims. Sem eles a tua cidade seria vazia e sem piada. Se eles não estivessem lá, só existiriam cerca de dez Sims a viver no Reino. Os Support Sims compõem a população do reino e não são jogáveis.

Os Hero Sims, por outro lado, são seleccionáveis e, portanto, muito importantes. Com esses Sims podes completar as tuas tarefas. Há 10 profissões diferentes, e cada Hero Sim tem o seu próprio trabalho, e eles podem ser tanto homens quanto mulheres. O Médico e o Padre são ambos Hero Sims, bem como o rei. Mas só controlas uma parte deles de cada vez, com um mínimo de um e um máximo de três. Esses Hero Sims dar-te-ão pontos de experiência quando terminarem um dos seus objectivos. Os Support Sims obviamente não mudarão de nível.

Enquanto estiveres a jogar The Sims Medieval os teus Sims não irão envelhecer, bem como no The Sims 1. Os bebés tornar-se-ão crianças, mas não crescerão mais. Os teus Sims podem morrer, só por doenças e não por velhice. Acho isso uma pena, mas o envelhecimento poderia perturbar a experiência do jogo. Seria uma vergonha ver o teu Hero Sim com um alto nível e então ele, ou ela, morrer.

Porque muitas vezes irás alternar entre Sims para completar as tarefas, poderias dizer que realmente não conseguirias controlar a vida de um Sim. Mas ainda há uma oportunidade para fazê-lo. Embora não tanto quanto n’Os Sims 3, a opção está disponível. Há uma configuração para realizar tarefas que permite que sejam feitas com apenas um Sim. Os Sims ganham dinheiro quando terminam tarefas, esse dinheiro é adicionado à sua família. Desta forma, se só controlares um Sim, terá a oportunidade de comprar muitos itens para as tuas casas.

- Conclusão
Como já disse no inicio da revisão, sou um grande fã da época medieval como cenário. Embora o jogo me tenha surpreendido, fiquei muito feliz que a EA tenha finalmente feito isso. O jogo aparenta ser bom e representa a temática medieval perfeitamente.

Eu acho que as tarefas serão muito interessantes e divertidas para ser feitas, e muito melhores que os objectivos de outros jogos da série Os Sims. Haverá necessidade de fazer muitas delas, mas creio que serão suficientes as variações que existem devido às várias missões que haverá para completar. Alguns dos objectivos desapontaram-me, talvez, porque eram muito fáceis. Por exemplo, se precisas de dominar um lugar, basta carregar num mapa especial e esperar uma mensagem dizendo se foste ou não bem-sucedido. Eu gostava que houvesse mais controlo nisso, entretanto, talvez The Sims Medieval não seja um jogo desse estilo, não um jogo de estratégia.

No geral, eu estou entusiasmado com o que tenho visto até agora. Eu espero poder acompanhar mais logo, e talvez jogar por um pequeno tempo. Eu vi uma versão antecipada do jogo, então vamos esperar para ver qual será o resultado final. Mas estou bastante confiante que será um óptimo jogo.

 

[Fonte: O Sim BR]